Réquiem para um sonho (filme)

Ficha Técnica
Título original: Requiem for a dream
Elenco: Jared Leto, Ellen Burstyn, Jennifer Connelly, Marlon Wayans
Direção: Darren Aronofsky
Gênero: Drama
Estréia: 27 de Outubro de 2000
Baseado na obra de Hubert Selby Jr.
Duração: 101 minutos (1 hora e 41 minutos)
Indústria Cinematográfica: Artisan Entertainment
Classificação: 5/5



Réquiem significa a prece pelos mortos. Sendo assim, Réquiem por um sonho seria mais ou menos, sem ser uma tradução totalmente correta, o sofrimento causado por um sonho. O longa trata sobre pessoas interligadas que possuem sonhos diferentes e o desejo de tornar estes sonhos realidade faz com que estes se tornem viciados pela obsessão de torna-los reais o quanto antes. De algum modo, estes acabam se envolvendo com drogas - o tema central abordado, acredito eu. 

Acredito que um filme como este, abordando o assunto "drogas" de uma forma tão drástica, pode inclusive ser confundido com um documentário de pessoas viciadas da vida real. Afinal, a vida de um morador da famosa Cracolândia, por exemplo, não deve ser muito diferente, não é mesmo? Me indago às vezes que tipo de situação fez com que alguém acabasse na rua, na maioria das vezes roubando e matando para conseguir "uma cheirada". O filme apresenta diferentes realidades, mostrando assim a diversidade das pessoas que se envolvem com drogas (pode ser uma senhora de idade ou uma menina rica que tem tudo para se dar bem com a vida, um órfão que por obra do destino lhe foi tirado o seu bem mais precioso e que vaga sozinho pelo mundo, uma pessoa normal que acaba sendo influenciada por outrem, etc) e diferentes motivos que tornaram capaz o contato com a mesma. 

Pode ser até uma idiotice minha, mas o que mais me deu agonia em todo o filme foi o fato de alguns estarem viciados a ponto de ter consciência do mal que estarem fazendo a si mesmos mas não conseguirem parar. Sei que isto é o que, de fato, acontece na realidade. Este é um filme triste, agonizante, que não recomendaria para aqueles que são fáceis de chorar. Mas até aonde você iria por seus sonhos? Por uma expectativa de vida melhor? Uma das personagens que me deixou bastante comovida foi a senhora que se sente só. Este é outro assunto que o filme aborda, a solidão das pessoas. O abandono de muitos filhos que crescem e esquecem de seus pais, ou os pais que não tem tempo para seus filhos. O que achei magnífico foi o fato do longa conseguir pegar um tema e aborda-lo de diferentes maneiras, diferentes situações com diferentes pontos de vista entre os personagens. 
O enredo é brilhante, muito bem elaborado, como um quebra-cabeça com encaixes perfeitos, sem nenhuma peça faltando. As atuações são indescritíveis, inclusive Ellen Burstyn foi indicada ao Oscar de melhor atriz no ano de 2001. Inclusive penso que esta deveria ter levado o prêmio pela cena em que sofre de distúrbios psicóticos. 
Gostei bastante da trilha sonora e, principalmente, dos efeitos, mesmo que por vezes repetitivos, como as pequenas representações de que estão utilizando drogas, com os flashes, as alterações nas pupílas e os barulhos da mesma sendo utilizada. Características pequenas como estas fazem de um filme único e inesquecível. Mas o longa consegue finalizar-se "com chave de ouro" e responde a pergunta-base de toda a sequência: "Até onde se iria pela realização de um sonho?"

Comentários

Fernanda Dattoli disse…
Awnn, esperei tanto por essa crítica *.*
Esse filme é simplesmente lindo, trágico e deprimente.... Tantas coisas. O que mais me marcou foi a mãe tentando preencher o vazio causado pela ausência de Harry, com a esperança de aparecer na televisão e ser homenageada ao lado do filho. A atuação dessa atriz é brilhante. Anyway, amei tanto a crítica e o filme (: Virei fã do blog!
Unknown disse…
Ahaam, os que mais me marcaram foi o da mãe e o da namorada, porque o da namorada também acho muito forte, toda aquela coisa de não ter a atenção dos pais e tal... Eu morria de pena da velhinha, as vezes dava vontade até de entrar na tela e ficar lá com ela tipo "calma, eu tô aqui", haha, e acho que isto prova a qualidade da atriz. Obrigada Nanda, gostei mais ainda do seu comentário! (: bj volte sempre!

Postagens mais visitadas