O fabuloso destino de Amélie Poulain (filme)

Ficha Técnica
Título original: Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
Elenco: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Serge Merlin
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Comédia romântica
Estréia: 8 de Fevereiro de 2001
Duração: 120 minutos (2 horas)
Indústria cinematográfica: Miramax Films
Classificação: 5/5



Considerado por muitos, ao redor do mundo, o melhor filme da indústria cinematográfica francesa já criado, o longa conta a estória de Amélie Poulain: uma garçonete que vive até então "na margem", ou seja, observando apenas a vida dos outros, de modo que só cumpre as suas rotinas diárias, sem que nada demais aconteça para causar quaisquer mudanças que a torne especial. 
Amélie tem amor por coisas simples, como pôr a mão dentro de um saco de grãos. Ela tem o dom de saber apreciar tudo aquilo que a vida lhe concede de bom, dando valor até mesmo aos pequenos prazeres, sensações e sentimentos. Até que um dia descobre a sua própria felicidade ao levar alegria e amor aos outros e decide, assim, que este é o seu objetivo de vida. 
Acredito que por possuir uma grande diferença do tipos de filmes que as pessoas estão acostumadas a ver, principalmente no modo como a estória do filme é contada, totalmente detalhista, este pode ser considerado de índole maniqueísta (ou se odeia, ou se ama) e dificilmente irá ser qualificado como um meio termo. "O fabuloso destino de Amélie Poulain", ao meu ver, não é simplesmente "um dos", mas sim "O" filme: que irá te fazer rir, se apaixonar, quem sabe até chorar e querer sempre um pouco mais. 
A estória já é narrada, desde o seu começo, apresentando personagens diferentes, de acordo com os seus prazeres e seus desgostos, com manias, coleções e hábitos algumas vezes incomuns aos de pessoas "normais" e acho que este é outro aspecto que inclui um "quê" de "elemento x" no longa. Personagens estes que fazem um filme ser marcado, por terem características inéditas e causarem um certo impacto no espectador, além de fazer com que o mesmo se emocione e se sinta sensibilizado. 
Esta é uma breve estória do amor, e também sobre o amor, e suas descobertas, com um elenco que apesar de não muito famoso (pelo menos não para a época em que o filme foi lançado) consegue me supreender até hoje. Personagens como o "homem de vidro" se tornaram especiais e clássicos para mim, por toda a sua história de vida - mesmo sabendo que esta é criada - e toda a metáfora envolvente neste personagem, sobre a fragilidade que uma pessoa pode ter, conseguindo ultrapassar as telas. Assim como, é claro, Amélie, por ser aquela a ir além: conseguir ajudar os outros a aprenderem a ser feliz, mesmo que ninguém consiga te trazer a felicidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas