Um olhar do paraíso (filme)

Ficha Técnica
Título original: The lovely bones
Elenco: Saoirse Ronan, Rachel Weisz, Mark Wahlberg, Stanley Tucci
Direção: Peter Jackson
Gênero: Suspense; Drama
Estréia: 19 de Fevereiro de 2010
Baseado na obra de Alice Sebold titulada "Uma vida interrompida"
Duração: 100 minutos (1 hora e 40 minutos)
Indústria Cinematográfica: Paramount Pictures
Classificação: 5/5





Gosto bastante de filmes de suspense. Por incrível que pareça, este foi o filme que me fez passar semanas e semanas com o mesmo pensamento na cabeça e sentindo bastante medo. Daquele tipo que assusta as crianças e as fazem sentir vontade de ir pedir para dormir com os pais apenas mais uma noite. 
O longa exibe a estória de uma menina que após ser brutalmente estuprada e assassinada, se encontra entre um intervalo em meio ao céu e o inferno enquanto tenta a todo o modo comunicar-se com as pessoas para que descubram sobre quem a matou e onde está o seu corpo. É, acima de tudo, um filme bastante emocionante. Faz com que se reflita os reais perigos do mundo e perguntar a si mesmo: "em quem realmente podemos confiar?" e também em questões como "Será que há mesmo pessoas deste tipo no mundo?" e infelizmente, sabemos que sim. É tão verdade o que lhes digo que a estória do livro em que o filme foi baseado, na verdade, é inspirada na vida de sua autora - que foi estuprada quando jovem.
Então, mesmo aqueles que ainda não são pais conseguem se colocar no lugar dos personagens por um segundo e sentir na pele o ódio e a revolta destes. Talvez pelo fato de que a atriz consegue interpretar uma adolescente normal, com sonhos e vivências de qualquer outro que está começando a conhecer o mundo - de fato - e tudo acaba sendo interrompido. Um beijo não dado, um pensamento não compartilhado, um adeus não dito. São tantas oportunidades perdidas, sonhos inacabados e ações não cometidas que seria impossível descrever a dor de um pai ou uma mãe que realmente perdem seus filhos em casos como este. 
Achei bastante sugestiva também a arte da fotografia do filme (exibida ao lado), contendo uma árvore com algumas folhas soltas ao vento, representando as mudanças de estações do ano - assim como a vida é feita de mudanças, a mensagem de que nada dura para sempre. Afinal, nascemos para morrer mas a morte não é algo ao qual estamos preparados e muito menos a daqueles que mais amamos na vida. "Esperei por justiça, mas a justiça não veio" esta é uma frase dita pela menina Salmon no filme, que assemelha muito ao que vemos acontecer também com certa frequência em nossa realidade.
Uma linda estória, com um pouco de espiritualidade, que merece ser vista principalmente para aqueles que sabem a dor de perder alguém e a dificuldade do recomeço. 

Comentários

Dai M. disse…
Gostei muito da sua resenha! O jeito que você escreveu deixa evidente que a história é algo que nos provoca bastante reflexão. Talvez eu assista o filme. Não sei ainda, é porque histórias assim sempre me tocam muito, eu fico um pouco angustiada, sabe.
Até hoje estou para ler o livro 'Vida Roubada', não sei se você conhece... É uma autobiografia de uma moça que foi sequestrada aos 11 anos e mantida em cativeiro por 18 anos pelo seu sequestrador, estuprador e que se tornou "pai" de duas filhas dela. É algo bem tocante.
Unknown disse…
Entendo bem como é, ela realmente é muito emocionante, obrigada. Mas acho que é um filme que irá te marcar, não sei pra vida inteira, mas pelo menos por um bom tempo. Não, não conheço não, mas infelizmente me dói saber que há realmente pessoas assim, eu já vi várias histórias como estas em noticiários. Muitas vezes vemos coisas que duvidamos ser capazes de acontecer, ainda mais com alguém próximo a gente, mas nunca estamos preparados realmente pra vida, e por mais que os nossos pais, professores, colegas e amigos tentem nos ensinar coisas para a vida, nunca sabemos o bastante. Acho que é mais ou menos sobre isto que o filme fala mesmo, espero que assista e goste tanto quanto eu. Acredite, é bem tocante. Ainda mais se você é espirita ou algo do tipo. Beijos :)

Postagens mais visitadas