Ilha do medo (filme)

Ficha Técnica
Título original: Shutter Island
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo
Direção: Martin Scorsese
Gênero: Suspense; Mistério
Estréia: 19 de Fevereiro de 2010
Baseado no livro de Dennis Lehane
Duração: 138 minutos (2 hora e 18 minutos)
Indústria Cinematográfica: Paramount/DreamWorks Pictures
Classificação: 3.5/5



Apesar dos rumores de que escutei, nunca havia visto a novela que passava no horário das 18h na Rede Globo, "Lado a lado". Esses dias a minha avó me chamou pra assistir com ela, quando vi uma cena de uma menina (supostamente inocente) presa em um manicômio e logo me recordei do filme "Ilha do medo" que assisti. Lembrei-me da frase que me marcou (e acredito que me marcará, sempre), em algum canto que vi, e todas as vezes que assisto novamente ao longa, me lembro. "Uma vez declarado louco, qualquer ação que faça já fez ou fará é considerada parte de sua loucura". 
Trata-se da história de uma ilha conhecida por ser onde existe um hospital psiquiátrico, a "Ilha do medo" e a trama se desenrola a partir do sumiço de uma das pacientes. É envolvente pois deixa claro de que o mistério da paciente vai muito mais além do que o imaginado pelos policiais. Tanto no longa quanto na vida real, parece que quanto mais começa a se envolver com a loucura, mais insano, os outros que vivem em um meio como este, se tornam, modificando a vida destes, assim como no filme com as dos investigadores. Um daqueles filmes que não "entrega os pontos" de vez, mas que faz o espectador pensar. 
Este também aborda muito sobre as "perdas" e isto faz com que me lembre do filme A Origem (também como DiCaprio de protagonista) já que algumas cenas dos longas são muito similares, pois ambos os personagens perdem suas mulheres e sofrem de maneira drástica com isto.
É de se valorizar a produção, principalmente, como os cenários e todo o roteiro, bastante criativo. O final é surpreendente e pode possuir até mesmo diferentes versões, depende do ponto de vista que seja entendido. 

Comentários

Ygor disse…
Não sei se sabe mas a historia desse filme é baseada num livro Paciente 67 (http://www.skoob.com.br/livro/10484-paciente-67) é o nome que recebeu no Brasil do autor Dennis Lehane (http://www.skoob.com.br/autor/livros/213), cujas obras ja resultaram outros filmes muito bons como:
Sobre Meninos e Lobos(http://www.imdb.com/title/tt0327056/?ref_=fn_al_tt_1)

Medo da Verdade (http://www.imdb.com/title/tt0452623/?ref_=sr_2)
Unknown disse…
Ah sim, está na "Ficha Técnica" esta observação, no entanto eu nem tinha me tocado de que o autor é o mesmo de "Sobre meninos e lobos". Tudo bem, nunca li nenhuma de suas obras, mas sempre tive vontade. Mesmo assim, obrigada! (:
Ygor disse…
oh, agora que vi, tenho interesse de le-los tb mas ainda ñ tive oportunidade, mas todos esses 3 filmes são muito bons
Unknown disse…
Kk Eu gosto muito de Ilha do medo, toda a estória é fascinante, realmente... Assim que tiver um tempo livre (e quando me desocupar da pilha de livros que tenho) vou ler sim! (: até lá não assisto o filme kk sou assim :D
Flávia disse…
Parece ser um bom filme, nunca assisti, mas já vi a origem que você citou no meio da resenha, e se você vê os dois filmes como aqueles longas que fazem as pessoas pensarem então deve valer à pena ver.

Thoughts-little-princess.blogspot.com
Unknown disse…
Ele não faz pensar tanto quanto A Origem, mas porque envolve um pouco da loucura e de realidade, entende? Mas eu acho que vale a pena mesmo assim. São filmes diferentes, mas citei o outro porque possui semelhanças (poucas, mas marcantes) e são com o mesmo ator! kkk Enfim, espero que tenha entendido, k. Beijos!

Postagens mais visitadas