O silêncio dos inocentes (livro)





Ficha técnica
Título original: The silence of the lambs
Gênero: Terror; Suspense
Escrito por: Thomas Harris
Número de páginas: 318 
Editora: Record
Classificação: 5/5




Gosto bastante do gênero suspense, mas imagino o quanto seja difícil para um autor escrever algo do tipo. Hannibal Lecter é um personagem que se tornou bastante famoso, tanto na literatura quanto na cinematografia. Mas por que? Bom, ele é um psiquiatra muito inteligente, no entanto, por ironia do destino, ele se tornou um louco, canibal.
Quando comprei o livro, estava nas Americanas e não tinha certeza se este era o primeiro da série, mas sempre tive vontade de ler algo sobre "o tal" personagem. Para a minha surpresa, o foco principal desta obra não é ele. 
Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, cujo pseudônimo é Buffalo Bill, uma jovem treinada pelo FBI (Clarice Starling) entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente. Uma novela policial arrepiante, escrita pelo célebre autor de Domingo Negro. (Sinopse retirada - e adaptada - do site Skoob)
O livro possui um enredo diferente, exclusivo, que é bem narrado, deixando no leitor sempre o desejo de "querer mais", impedindo o mesmo de dar uma pausa em sua leitura. Foi mais um daqueles livros que não deu pra deixar pro outro dia e gostei bastante. Como observado na sinopse, trata sobre um outro caso que está sendo investigado e Hannibal, desta vez, serve apenas para ajudar na investigação. 
Como no mundo real, existem pessoas que desejam apenas tirar vantagens de algumas situações, e em um destes casos - que é exibido no livro - o canibal consegue, inclusive passar uma ideia heróica para o leitor, que vê pela primeira vez a sua maldade como sendo uma arma, por defesa de outros personagens "queridos". 
Acredito que, de fato, nunca vi um personagem tão inteligente - ou, como se questiona - aparenta ser. Este consegue ter um disfarce dócil, e é um tanto quanto enigmático. Mantendo a sua "capa", engana outrens sem com que estes percebam, fazendo com que os demais se questionem até que ponto este pode ser considerado "humano". Será que, em tal situação, age com a verdade, ou apenas se diverte com a mentira e a crueldade que se passa ao seu redor? É de se admirar a criatividade do autor pela criação de Hannibal. 
A relação que o dr. Lecter possui com Clarice também é intrigante. É apenas com ela que ele deseja ser entrevistado. Será que por que ela é uma mulher? No livro, alguns dizem que ele se apaixonou pela mesma. Mas será que um monstro, feito este, poderia realmente se apaixonar? Ou seria apenas mais uma de suas brincadeiras ardilosas? Algumas perguntas ficam levantadas.
No meio do livro é apresentado ao leitor o personagem de Buffalo Bill, e o seu perfil realmente me chocou. No entanto, o autor foi esperto ao não conceder todas as "cartas" de vez, dando ao leitor uma curiosidade maior, descartando o objetivo de descobrir quem é o real assassino, e lançando um novo: o de querer saber porque comete tais delitos deste modo.
Em algumas partes da narrativa, esta consegue ser previsível, mas na maioria não. Por vezes a obra consegue ser, até mesma, engraçada, mas para caracterizá-la apenas com uma palavra posso dizer: chocante. 
Ainda não assisti ao filme, mas suspeito que este tenha correspondido muito bem ao livro, pois foi o primeiro longa a ganhar óscares sendo de terror, assim como foi o terceiro longa a ganhar o prêmio em cinco categorias.

Ordem de publicação das obras da série "Hannibal":


Dragão Vermelho 
O silêncio dos inocentes 
Hannibal
Hannibal: A origem

OBS: Também é possível, caso deseje, começar a leitura pelo último livro publicado (Hannibal: A origem), pois trata sobre o crescimento do personagem Hannibal Lecter, sobre o que o levou a ser assim. 

Comentários

Postagens mais visitadas